BUSCAR

Planejamento para ter dinheiro nas férias

Planeje-se para as férias

É possível fazer uma viagem por ano, independente do tamanho do seu salário.

Qualquer pessoa pode viajar todos os anos, desde que tenha uma renda mensal, independente do valor. Você corretamente: Estamos dizendo que a velha desculpa de não estar com dinheiro para sair pelo mundo nas férias não cola mais.

As orientações divergem em alguns pontos, mas todos concordam que basta fazer um planejamento rigoroso para garantir uma viagem por ano. E sem dívidas na volta pra casa.

Nem sempre será possível realizar o passeio dos sonhos, claro. Mas existem opções de roteiros interessantíssimos que cabem em orçamentos bastante enxutos - Buenos Aires, por exemplo, está ao alcance até de quem ganha um salário mínimo.  

Formula da economia

O segredo é sempre guardar uma parte da renda mensal - seja guardando o dinheiro ou pagando um financiamento. O valor depende de suas prioridades, mas nunca pode ultrapassar um terço do salário.

Para chegar a essa conclusão os especialistas consideram o padrão médio de gastos dos brasileiros. que se deduz pela seguinte fórmula: um terço da renda mensal é usada para pagar despesas fixas, como alimentação e etc... A terceira parte corresponde à poupança - desta  fração sai o necessário para bancar a viagem.

Fazendo as contas 

  • Divida o preço do pacote por 12 para achar o valor a ser poupado por mês.
  • Acrescente 0,5% à parcela mensal - o que resultará, em um ano, em economia aproximadamente 6,2% superior ao preço inicial do pacote, segundo o professor Samy Dana.
  •  Calcule 15% da sua renda. Se  Resultado for maior que o montante a ser economizado por mês, você tem fôlego para investir na sua viagem.
Para todo planejamento requer uma boa pesquisa de pacotes de viagens.

Leia também...